Homens que me inspiram na dança
Como eu disse na nossa primeira conversa, o ballet clássico foi criado por homens. Homens que batalharam muito para criar algo tão maravilhoso.
Logo assim quando comecei a fazer ballet, pesquisava e assistia muitos videos de dança. Minha paixão pelo clássico, aumentou depois que assisti o filme "Billy Elliot", acho que todos os meninos que tem vontade de dança, precisam assistir esse clássico dos cinemas. amo! tenho até uma resenha sobre o filme, acho que vou fazer um vídeo para o canal falando sobre.
Então, hoje resolvi compartilhar com vocês, falando sobre bailarinos que me inspiram. Homens que revolucionaram a dança clássica no mundo.
Mikhail Baryshnikov
Aos 70 anos, o russo ainda é o nome mais importante da dança mundial e um dos maiores propagadores da dança contemporânea. Mesmo quem não sabe muito sobre o universo das artes e da dança é capaz de reconhecer o nome e a importância deste bailarino, que também é ator e coreógrafo. Baryshnikov revolucionou a dança masculina e tinha como marca os saltos que chegavam aos três metros de altura (MEU SONHOOOOOO!).
Na Rússia, ele não evoluiu devido a dificuldades impostas pelo Balé Kirov, que o considerava baixo (1,68 m), e eu me achando alto demais rsrsrs.
Isso fez com que ele fosse para os Estados Unidos, para ser o principal bailarino do American Ballet Theatre e do New York City Ballet. Também encontrou o sucesso na atuação: foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e para o Globo de Ouro por seu trabalho no filme “O Ponto de Mutação”, em 1977.
Joaquín Cortés
Sei pouco sobre ele. Pesquisei algumas coisas para compartilhar aqui com vocês.
Bailarino de dança flamenca, Joaquin Cortés, formado em balé clássico, Cortés é famoso por trazer suas origens ciganas para a dança e tornou-se referência no flamenco. Com 14 anos já estava na companhia do Ballet Nacional da Espanha, onde chegou a ser solista, até começar a criar seus próprios espetáculos. Apresenta um novo olhar sobre a dança e seus trabalhos arrebatam multidões.
Rudolf Nureyev (Meu divo!!)
Nureyev considerado a primeira grande estrela da dança, aquele que transformou o papel do homem ao dançar. Antes dele o bailarino era secundário, sendo apenas um suporte para as mulheres. Nureyev foi também o primeiro artista a desertar da União Soviética em meio a Guerra Fria e o fez durante uma passagem pela França, em 1961, quando se apresentava com o Ballet Mariinsky. Sua trajetória como bailarino passa também pelo Royal Ballet de Londres e pelo Paris Opera Ballet. Morreu precocemente, em 1993, devido ao HIV.
Thiago Soares (Outro divo!!!)
O brasileiro Thiago Soares ocupa há 10 anos o título de principal bailarino de uma das mais importantes companhias do mundo, o Royal Ballet. Thiago começou como dançarino de hip hop e somente aos 15 anos iniciou no balé clássico. O talento era tanto que seis anos depois ele já estava no Royal Ballet de Londres e toda a trajetória do garoto prodígio está registrada no documentário “O primeiro bailarino”. Vale a pena assistir meninos. Assistindo me deu mais força para continuar lutando pelo meus sonhos. Sem dúvidas, o Thiago é uma inspiração para todos nós.
Então meninos, esses são os homens que me inspiram na dança, acho que precisamos dessas inspirações para correr atrás dos nossos sonhos e evoluirmos nessa profissão que é tão desvalorizada no brasil. se vocês tiverem outros nomes da dança clássica que os inspiram, deixem um comentário aqui blog, mandem email, ou me marquem nas redes sociais.
até o próximo papo!




Texto: Well Santos
18/02/2019